Rádio A Melhor do Universo

09 agosto 2017

DO MEU OBSERVATÓRIO: PRODUTIVIDADE SUS E O DESENCANTO

Meus amigos, já ouvi entendidos, afirmando que a internet deu voz a muitos imbecis. Por outro lado há uma música que diz:"Fala demais por não ter nada há dizer..."
A relação ineficaz gestão - trabalhador, no tocante a produtividade SUS, está se tornando uma bola de neve, que reverbera e inquieta a muita gente.
Tem se tornado um problema crônico até de saúde pública, além de desgaste nas equipes, baixo desempenho e descontentamento geral. Colocando entraves até nas entidades representativas de categoria. Enquanto muitos agem politicamente e ganham admiradores diante do caos.
Lembrando que a produtividade SUS, é infelizmente complemento salarial, há muito tempo. Isto devido salário que não compete com a ferocidade inflacionária.
Além disso, há distorções no tocante a lei. No que se refere há carga horária, salário e metasentre categorias semelhantes ao olhar cru da lei.
Outro detalhe e pior, é que os descontos, seguem na linha surreal. Dentro da dinâmica da clareza, falta de exatidão no processo ou acesso informativo, além de faltar (até o momento) total transparência com expressa riqueza de detalhes para dirimir as frustrações dos trabalhadores ACS.
Lembrando dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. Do ponto financeiro, isto não existe para muitos prejudicados e repetidos do Paulista.
No âmbito do trabalho, os tablets dinamizaram o atendimento aos indivíduos. Facilitou a vida de uma imensa maioria de ACS, e na relação com a população, otimizou gastos e viabilizou rapidez de informações a gestão, gerando recursos ao município. E o feedback, além dos traumas?
O texto Sagrado afirma: "Digno é o trabalhador do seu salário." A produtividade SUS busca reconhecer (no próprio nome) as diferenças nas condições, considerando que o direito à remuneração é tratada pelas diferenciações e deve atender a diversidade, para tanto o recurso tem demanda fixa e variável.
Porém na partilha do bolo, está faltando atender o objetivo que se pretende. Uns com tudo certo e salário errado, é complicado!
No que se refere a princípio da equidade, também norteia necessidades de grupos específicos e atuando para reduzir o impacto dos determinantes sociais. Se isto é verdade, há agravos cada vez maiores dentre os trabalhadores aos quais estão submetidos a crise econômica. SUS nesta pauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário