Rádio A Melhor do Universo

19 dezembro 2016

ATIRADOR DE EMBAIXADOR RUSSO É IDENTIFICADO PELA POLÍCIA NA TURQUIA


Mevlut Mert Altintas tinha 22 anos; Mãe e irmã do agente foram detidas na província turca de Aydin.

Atirador mata Andrei Karlov, embaixador russo, em galeria de arte na Turquia. (Foto: AP Photo/Burhan Ozbilici) Atirador mata Andrei Karlov, embaixador russo, em galeria de arte na Turquia. (Foto: AP Photo/Burhan Ozbilici)
Atirador mata Andrei Karlov, embaixador russo, em galeria de arte na Turquia. (Foto: AP Photo/Burhan Ozbilici)
O atirador responsável por matar o embaixador russo Andrei Karlov em ataque nesta segunda-feira (19) foi identificado como Mevlut Mert Altintas, e tinha 22 anos. Ele era policial na Turquia e tinha começado a trabalhar em 2014. Ele foi "neutralizado" e morto após abrir fogo.
A mãe e a imã de Altintas foram detidas pela polícia. De acordo com a emissora CNN Turk, as duas mulheres foram encontradas na província de Aydin, no sul da Turquia.
Mais cedo, uma fonte anônima disse à Reuters que o atirador pertencia ao movimento religioso muçulmano Fethullah Gulen. Um funcionário que aconselha o grupo sobre questões de mídia negou o fato.

"O Sr. Gulen condena categoricamente este ato hediondo", disse. O governo turco acusou Gulen de instigar um golpe fracassado em julho. Gulen, que vive em auto-imposto exílio na Pensilvânia desde 1999, nega isso.
O presidente russo, Vladímir Putin, disse que o ataque ao embaixador russo tenta acabar com as boas relações com a Turquia e um possível acordo pacífico sobre a guerra na Síria.
"O crime é, sem dúvida, uma provocação destinada a barrar a normalização das relações entre Rússia e Tuquia e impedir o processo de paz na Síria, disse Putin em reunião com o ministro das Relações Exteriores, Serguéi Lavrov.
Este ataque ocorre na véspera de uma reunião em Moscou entre os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Irã e Turquia para tratar sobre o cessar-fogo em Aleppo, ao norte da Síria.
"A resposta ao assassinato do embaixador russo na Turquia será o reforço da luta contra o terrorismo. Os bandidos sentirão sem suas próprias carnes", completou o presidente.
Vídeo mostra momento em que embaixador russo é baleado na Turquia

Ataque em galeria

O ataque ocorreu no início da tarde desta segunda-feira, em Ancara, capital turca. O homem entrou com uma credencial de policial em uma exposição de arte em uma galeria. Ainda durante o discurso do embaixador russo Andrei Karlov, ele atirou. (assista ao momento do ataque em vídeo acima)Uma testemunha disse à Reuters que os barulhos de tiros duraram alguns minutos após o atentado. Um repórter do jornal turco Hurriyet informou que o agressor entoava "slogans islâmicos". Segundo a Reuters, o atirador teria dito "Não esqueça Aleppo".
Outras três pessoas ficaram feriadas, e nenhuma em estado grave, segundo o ministro do Interior. Karlov chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital. Nascido em 1954, o embaixador russo foi nomeado para o cargo em Ancara em julho de 2013.
Visitantes assustados durante disparos na Turquia (Foto: Burhan Ozbilici/AP Photo) Visitantes assustados durante disparos na Turquia (Foto: Burhan Ozbilici/AP Photo)
Visitantes assustados durante disparos na Turquia (Foto: Burhan Ozbilici/AP Photo)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário