Rádio A Melhor do Universo

11 outubro 2016

PEC DA MORTE APROVADA EM 1º TURNO


O Plenário da Câmara aprovou na noite desta segunda-feira 10 a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que congela os gastos federais pelas próximas duas décadas. Prioridade da gestão de Michel Temer (PMDB), a PEC 241 é duramente criticada por provocar um abalo no financiamento da saúde e da educação públicas, áreas que atualmente já precisariam de investimento extra, enquanto mantém sem mudanças o pagamento bilionário de juros aos credores da dívida do País.
É a morte do Sistema Único de Saúde, um sistema que salva milhões de brasileiros todo dia, um sistema do qual mais de 150 milhões de brasileiros dependem exclusivamente. Um sistema que atende a todos os brasileiros, um sistema que será liquidado.
Ele já vive há algum tempo na UTI em função do crônico subfinanciamento. Significa desligar os aparelhos. Significa a eutanásia do maior patrimônio que o povo brasileiro conseguiu contratar na Constituição de 1988.
Aqueles que sempre mais precisaram da atenção do Estado: os idosos, as crianças, principalmente as mulheres, as periferias das grandes cidades, o campo, as minorias... Essas que o Sistema Único de Saúde tentou, através da integralidade e da equidade, atender ao longo desse último período. Essas pessoas serão, por certo, serão as mais prejudicadas e as que terão sérios prejuízos à atenção à sua saúde. Não tenho a menor dúvida que quem mais vai sofrer as consequências é, de fato, quem mais precisa. 
No Brasil, são mais de 150 milhões de pessoas que dependem exclusivamente do SUS - exclusivamente do Sistema Único de Saúde! Isso não significa que os outros 50 milhões não dependam do SUS para consumir uma comida saudável, para consumir água tratada, não usem as campanhas vacinação, não usem os transplantes... É um sistema que nós temos que atende os 200 milhões de brasileiros - mas, particularmente, 150 milhões são exclusivamente dependentes desse sistema.
 Essa PEC congela os recursos por 20 anos. Simplesmente significa a liquidação do Sistema Único de Saúde. Justamente por isso que estamos chamando ela de "PEC da Morte". Dia 24 , tem-se nova votação.
Taí a lista com os nomes dos Deputados de Pernambuco que votaram contra e a favor da PEC 241 - a PEC da Morte do SUS.
O resultado foi de 366 x 111, onde eram necessários apenas 308 votos a favor da morte do SUS. Lembrando que 150 milhões de brasileiros dependem exclusivamente deste. Assim, demagogos votaram sim. Gente que privatizou a energia do estado, acabou com o transporte público, gente que faz propaganda de conta da celpe,  votou para piorar ainda mais o atendimento na UPA por exemplo. Gente que queria ser prefeito do Recife, gente que tem filho candidato a vice prefeito no segundo turno do Recife, votou sim a PEC 241. E....candidato evangélico em Jaboatão votando sim. Pastor assembleIano votando contra o povo da cidade que pastoreava, e que depende exclusivamente do SUS. É uma vergonha.

VOTOS NÃO
Luciana Santos / Wolney Queiroz / Danilo Cabral / Gonzaga Patriota / João Fernando Coutinho / Tadeu Alencar /

VOTOS SIM
Carlos Eduardo Cadoca / Pastor Eurico / Jarbas Vasconcelos / Kaio Maniçoba/ Eduardo da Fonte / Fernando Monteiro/ Anderson Ferreira / / Fernando Coelho Filho / Marinaldo Rosendo/ André de Paula / Betinho Gomes / Daniel Coelho / Adalberto Cavalcanti / Jorge Côrte Real / Zeca Cavalcanti / Silvio Costa / Ricardo Teobaldo / Augusto Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário