Rádio A Melhor do Universo

23 agosto 2016

VEJA A REPERCUSSÃO DA MORTE DO JORNALISTA GENETON MORAES NETO

Com mais de 40 anos de carreira, ele deixou reportagens memoráveis.

Além dos trabalhos na imprensa, como escritor publicou diversos livros.

Do G1 Rio

O anúncio da morte do jornalista e escritor Geneton Moraes Neto rapidamente repercutiu nas redes sociais nesta segunda-feira (22). O nome dele figurou entre os assuntos mais comentados no Twitter, por exemplo, onde colegas de profissão lamentavam a perda e prestavam homenagens.

Geneton tinha 60 anos e estava internado desde maio na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio. Ele sofreu um aneurisma na aorta, o que motivou a internação, e teve diversas complicações em seguida.
Com mais de 40 anos de carreira, ele trabalhava na Globo desde o início dos anos de 1980. Foi editor do RJTV, editor-executivo e editor-chefe do Jornal da Globo, editor do Jornal Nacional, repórter e editor-chefe do Fantástico.

Veja abaixo algumas das manifestações públicas de pesar pela morte do jornalista.
Alvaro Costa e Silva – jornalista
"É um dia de luto para o jornalismo brasileiro e, para mim, em particular, uma imensa dor a morte de Geneton Moraes Neto. Entre outros, Geneton Moraes Neto deixa grande livro com depoimentos sobre a primeira Copa no Brasil, a do Maracanazo: Dossiê 50.
Amir Labak - crítico de cinema, cineasta e dramaturgo
"Boa praça, craque da entrevista, repórter e documentarista de raro faro."

André Trigueiro – jornalista
"Consternado com a passagem do amigo e jornalista dos mais talentosos que conheci. Obrigado Geneton Moraes Neto! #RIP"
Eduardo Faustini - jornalista
"Acabei de perder um ídolo, uma referência no jornalismo, Geneton Moraes Neto. Meu coração está sangrando de dor."
Fernando Gabeira – jornalista, em entrevista à GloboNews
"Me lembro do grande entrevistador que ele foi. Tivemos juntos durante um fim de semana praticamente fechados num hotel, ele fazendo um livro de entrevistas que resultou em um daqueles dossiês que ele publicava. Depois, nos aproximamos mais como colegas de trabalho e conversávamos muito, quase todo dia, sobre o trabalho, porque nós temos uma paixão em comum, que são as histórias e os personagens. Estou perdendo não apenas um amigo, mas um parceiro de trabalho.”

Flávio Fachel - jornalista
"Geneton Moraes Neto se foi. Deve estar fazendo perguntas lá em cima. Não se surpreenda se ele surgir com respostas: ele sempre as conseguia."

Hilton Antonio Mendonça Britto Júnior - jornalista
"Geneton Moraes Neto, uma perda irreparável no telejornalismo brasileiro."
Jorge Bastos Moreno - jornalista
"É um dia de luto para o jornalismo brasileiro e, para mim, em particular, uma imensa dor a morte de Geneton Moraes Neto. Perdi há pouco um grande ídolo e grande amigo: Geneton Moraes Neto, um dos maiores repórteres que conheci.. Foi ele que me botou na tv. Geneton me indicou pra fazer o programa "Preto No Branco" no Canal Brasil e me deu aulas pra enfrentar esse novo desafio. Meu mestre querido."

Marconi Perillo - governador de Goiás
"O jornalismo brasileiro perdeu hoje Geneton Moraes Neto. Um dos maiores entrevistadores do País."

Michel Temer - presidente em exercício
"Lamento a morte de Geneton Moraes Neto que, com suas reportagens, contribuiu de maneira decisiva para lançar luzes sobre nossa história."

Paulo Câmara - governador de Pernambuco
"O jornalismo brasileiro fica mais pobre com a morte de Geneton. Ao longo dos anos, o pernambucano se tornou referência e inspiração para várias gerações de profissionais da nossa Imprensa. E uma fonte de grandes reportagens para todos nós. Nos seus 40 anos de profissão, Geneton nunca abandonou a paixão de repórter pelas boas histórias e pelos personagens que delas fazem parte. Minha sincera homenagem a esse filho de Pernambuco, mestre do jornalismo".

Serginho Groisman - jornalista
"Triste com a morte de Geneton Moraes Neto. Um homem que honrou a profissão de jornalista."

Tino Marcos - jornalist
"O Geneton Moraes Neto era chamado na redação de Genioton. Um pequeno exemplo do que ele representava para os colegas. Ídolo de muitos."

Vinícius Dônola - jornalista
"Geneton Moraes Neto. Um baita amigo. Um entrevistador inigualável. Confidente, professor, parceiro de redação por anos a fio. Q falta fará."
  •  
Geneton home nova (Foto: Editoria de arte/G1)Geneton Moraes Neto mantinha um blog no G1 desde 2009 (Foto: Editoria de arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário